Comprar roupas não é problema pra gente né! Coloridas, brancas, bordadas, de renda, independente do tecido ou aplicações, quando nos apaixonamos pela roupa não tem lado ruim e logo levamos ela pra casa. Mas depois da primeira usada vem o dilema “será que posso lavar isso na máquina ou preciso lavar à mão?”. Quando não se tem a mãe por perto pra recorrer, aí fica difícil tomar a melhor decisão, e muitas vezes por preguiça acabamos arriscando lavar à máquina e depois vemos o estrago.

Muitas vezes a peça sai até bem da máquina, mas aquela peça que poderia durar anos no seu guarda-roupa e ser herdada pela sua neta (sem exageros, minha avó tem várias coisas dela, da minha mãe e tia que ainda estão com aparência de novas!) vai durar poucos anos e precisar ser descartada.

A máquina de lavar roupa é uma mão na roda e uma das melhores invenções para as donas de casa (já pensou lavar lençóis e cobertores na mão?), mas muitas das nossas roupas precisam ser lavadas à mão mesmo, não tem jeito. Fora que quando você lava suas roupas da maneira certa, economiza tempo, dinheiro e energia.

Pensando no bem das nossas peças de roupa, ficam aqui algumas dicas pra aderir na lavanderia.

ROUPAS ESCURAS / COLORIDAS

Para prevenir que suas roupas pretas ou coloridas desbotem, misture uma colher de chá de sal ou um pouco de vinagre à água. Eles ajudam a fixar e garantir a cor por mais tempo.

Outra dica boa é colocar as roupas na máquina viradas do avesso, assim o sabão não entra em contato direto e ajuda a evitar o desbotamento.

ROUPAS BRANCAS

Roupas brancas devem ser lavadas separadas das roupas escuras e coloridas. Separe todas as peças claras e lave-as juntas. Às vezes queremos economizar tempo e lavar uma peça colorida junto, uma meia vermelha por exemplo, e no final todas as suas roupas viraram rosa bebê. Não é muito legal, né?

LAVAR NA MÁQUINA

Como disse, a máquina de lavar roupas facilitou muito nossas vidas e nada melhor quando as peças ficam ainda melhores quando lavadas nela, não é? Por exemplo o jeans. Acho que fica ainda melhor, mais macio, mais justinho no corpo quando lavado à máquina. Sem stress!

As cobertas, panos de prato e toalhas de banho também ficam super limpinhas e macias quando bem lavadas e centrifugadas. Só não devem ser misturados na hora da lavagem, a sujeira de um é diferente da outra, e mesmo que elas estejam sendo lavadas, é melhor não misturar.

Outra dica importante: não misturar essas peças às roupas. Geralmente as toalhas soltam fiapinhos de tecido que grudam nas roupas e são quase impossíveis de remover depois. Pense uma calça preta linda cheia de fiapinhos brancos de sua toalha! Pesadelo!

Peças mais grossas como as toalhas de banho exigem uma centrifugação com mais intensidade, e peças mais delicadas como os lençóis podem ser centrifugadas também, mas com menor intensidade, para que não amassem tanto e não sejam tão difíceis na hora de passar.

LAVAR À MÃO

Bordados: amo uma peça bordada, bem trabalhada, mas na hora da lavagem não tem jeito, o empenho é maior. O ideal é lavar em água com pouco sabão e esfregar de leve, nas áreas que mais tendem a sujar (como por exemplo sob as axilas, se a peça for uma blusa). Se a peça for mais resistente pode ser centrifugada dentro daqueles saquinhos específicos para máquina de lavar, em velocidade baixa, apenas para remover o excesso de água. Caso seja uma peça muito delicada, torça levemente e pendure, mesmo que ainda esteja bem molhada.

Tecidos delicados: seda, rendas, crepe, são tecidos que podem sofrer na máquina e puxar algum fiozinho. Prefira sempre lavar à mão.

Peças delicadas como sutiãs, calcinhas de renda, blusa de lã, cashmere, podem ser lavados à mão ou na máquina, desde que bem protegidos. Aqui em casa usamos esses saquinhos específicos para roupas ou fronhas que já estão mais velhinhas. É só por as roupas dentro deles para que fiquem mais protegidos e, se sua máquina permitir, usar um ciclo para peças mais delicadas.

MANCHAS DE GORDURA

Tem coisa mais chata que descobrir uma mancha de gordura na sua camisa depois de tirá-la do varal? A gordura é bem chatinha de tirar, e se isso acontecer você pode usar um pouco de talco ou giz sobre a mancha. Deixe de um dia para o outro. O pó do giz ou talco suga a gordura e é só dar umas batidinhas depois para remover. Caso não remova totalmente, lave de novo.

SECAGEM 

As secadoras também ajudam muito na correria do dia a dia, principalmente no inverno, que o sol fica tímido e as roupas demoram a secar. Para que as roupas não fiquem muito duras após secagem, um truque é colocar uma toalha de banho seca junto às peças. Ela ajuda reduzir a umidade na máquina e reduzir o tempo de secagem, economizando assim tempo e energia.

LAVANDERIA

Na dúvida de como lavar alguma peça? Leve a uma lavanderia especializada. Não me arrisco a lavar peças maiores e delicadas, como vestido longo de festa, blazers ou casacos de inverno mais pesados, como sobretudos. Acho que vale a pena pagar alguém que entende melhor do assunto e tem equipamentos especiais para cuidar dessas suas peças.

Então é isso gente, essas são minhas dicas para cuidar bem de suas peças e garantir que elas durem muito mais. Roupas bem cuidadas além de maior durabilidade garantem um look mais bonito!

E vocês, tem alguma dica para cuidar das roupas na hora da lavagem?

Beijos,

Sarah

Comments

comments

Written by Sarah