Oi gente! O post de hoje é especial para quem tem dúvidas sobre os óculos de sol. A oftalmologista, Dra. Raisa Vitória Rubert, explica os benefícios dos óculos no verão, como escolher as lentes perfeitas para você e ainda dá várias dicas pra não errar na hora da compra. Confiram!

“O verão está chegando, a exposição solar aumenta e o uso do óculos de sol se torna ainda mais necessário. No post de hoje vou falar um pouco sobre a proteção dos olhos e a escolha de um bom óculos de sol.

Alguns benefícios do uso de óculos de sol para a saúde são: proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol, sendo um ótimo complemento da proteção solar usada na pele; evitar o envelhecimento precoce; diminuir o risco de catarata, pterígio (“pelezinha” que cresce no cantos dos olhos) e doenças da retina, como DMRI.

Os óculos de sol de boa qualidade custam mais caro, mas são feitos de vidro e não de plástico, e não prejudicam a visão. Estes contém o filtro UVA, UVB e até UVC que impedem a passagem dos raios solares, protegendo e garantindo a saúde dos olhos.

O uso do óculos de sol ajuda também a prevenir o aparecimento de rugas entre os olhos e os temidos pés de galinha, pois com eles o indivíduo não precisa tensionar os músculos da face a fim de proteger-se da extrema claridade.

oculosol

Aí vão algumas dicas de como escolher o melhor óculos para você:

  • Certifique-se de que as lentes contenham filtro solar: quando nos expomos ao sol, nossas pupilas automaticamente diminuem, evitando a incidência solar. Quando colocamos uma lente escura sobre os olhos, elas voltam a se dilatar, e perdemos nossa proteção natural. Por isso, é crucial usarmos óculos somente com proteção contra raios UV, que evitam a exposição excessiva ao sol. Portanto, não esqueça: óculos sem filtro solar são mais prejudiciais que a falta deles. Lembre-se: Não é porque o óculos é escuro que ele protege do sol! Se não tiver filtro UV ele pode ser o mais preto possível que não vai adiantar nada.
  • Verifique se a lente tem uniformidade de reflexos: se houver distorção, podem ocorrer dores de cabeça e desconforto. Para testar olhe o reflexo de uma lâmpada fluorescente, se ocorrer esse reflexo verifique se a imagem da lâmpada não se distorce.
  • Compre onde você confia e que possa lhe dar a garantia e assistência caso o produto apresentar defeito.
  • Opte por lentes resistentes a impactos. Um estudo conduzido na Espanha mostra que o disparo do Airbag eleva o risco de perfuração ocular entre pessoas que trafegam sem óculos e dobram o perigo entre as que usam lentes de cristal. Para proteger os olhos no trânsito a melhor opção são as lentes inquebráveis de policarbonato.
  • Faça o teste do sorriso: com a armação no rosto, sorria e confira se a parte inferior do óculos toca as bochechas. Se isso acontecer, essa não é a peça indicada, porque vai causar desconforto.
  • O ideal é que o oftalmologista também seja consultado quanto a aquisição de óculos de sol.
  • Para as crianças: são quem mais devem se proteger do sol e usar proteção UV. Crianças tem olhos sensíveis à luz e ficam muito tempo brincando na rua, areia, expostas ao sol. Cientistas estimam que 80% da carga de radiação solar recebida por nós ocorre antes dos 18 anos de idade. É importante que as crianças e adolescentes usem óculos que não quebrem facilmente (policarbonato), que tenham cordinhas para não cair (em crianças pequenas) e que sejam lentes boas, sem causar distorção de imagem.

oculos-kidsVou falar um pouquinhos também sobre as cores das lentes dos óculos de sol. Muitas vezes acabamos escolhendo pela estética, porém se pudermos conciliar conforto, segurança para os olhos e estilo fica ainda melhor.

  • Lente cinza: É a mais adequada para quem tem astigmatismo porque reduz o brilho e não distorce as cores.
  • Lente âmbar ou marrom: Melhoram o conforto de míopes e hipermétropes por aumentar a visão de contraste, além de filtrar a luz azul que também está relacionada ao desenvolvimento da catarata. Boa para dias claros, pois realçam contrastes e detalhes.
  • Lente verde: É ideal para maiores de 60 anos por oferecer a melhor visão de contraste, que diminui com a idade. Também filtra um pouco da luz azul.
  • Lente verde-escuro: Muito adotado por militares, permite uma boa percepção de cores e um contraste adequado em ambientes com pouca iluminação.
  • Lente Laranja ou amarela: Reduz o ofuscamento da visão do motorista no entardecer e filtra a luz azul, mas diminui a visão de contraste em horários de muita luminosidade. São ideais para usar de manhã, no fim do dia ou quando chove.
  • Lente fotossensível: Indicada para quem precisa usar lente corretiva, protege da radiação durante o dia e também pode ser usada à noite.
  • Lente vermelha ou rosa:  Tem caráter mais estético e podem ser usadas em momentos diversos.

E também existem as famosas lentes polarizadas, as quais oferecem 100% de proteção contra raios UVA e UVB. Essa tecnologia filtra os reflexos da luz reduzindo o brilho e proporcionando um conforto maior da visão tornando as imagens mais nítidas. Esses óculos de sol polarizados são especialmente úteis para dirigir (principalmente nas primeiras horas do dia e no pôr do sol), e indicada para pescadores e esportistas.

Espero que tenham gostado meninas. Qualquer dúvida estou a disposição, um beijo a todas!”

Dra. Raisa Vitória Rubert

Comments

comments

Written by Raisa Vitória Rubert