Oi meninas, hoje tem mais um post super informativo com a Dra. Flávia Trevisan sobre um tema que gera muitas dúvidas entre as mulheres, o melasma. 

Tenho melasma, mas o que é isso?

Melasma é uma condição da pele muito comum – e muito incômoda. Surgem manchas marrons na pele, geralmente nas maçãs do rosto, em cima dos lábios e nas têmporas. Algumas pessoas podem ter no colo e nos braços também. É muito comum em mulheres jovens com a pele clara a morena, embora possa aparecer em homens.

O que causa o melasma?

O melasma surge por uma série de fatores e não tem uma única causa. Existe predisposição ao quadro e é muito comum mais de uma pessoa na família com quadros parecidos.melasma-2

O que piora o melasma?

Muita coisa. Além da predisposição, hormônios femininos, como da gravidez e de alguns anticoncepcionais, sol, irritação na pele, luz azul (luz artificial, principalmente de LED), calor intenso e – TALVEZ – fatores psicológicos e stress.

O que melhora o melasma?

Manter a pele hidratada, sem tratamentos agressivos e abrasivos, alimentação saudável rica em anti-oxidantes e muito, mas MUITO protetor solar.

E como trata?

O melasma nunca é considerado totalmente curado, mas sim CONTROLADO. Então o tratamento precisa ser contínuo e disciplinado. O primeiro ponto, e o mais importante, é o hábito de usar protetor solar DI-A-RI-A-MEN-TE, mais de uma vez ao longo do dia.

O ideal é aplicar o protetor solar na quantidade correta – uma colherinha de chá para o rosto todo, com fator de proteção solar alto (sempre acima de 30) e reaplicar ao longo do dia, umas duas a três vezes.

Produtos clareadores, procedimentos e manutenção precisam ser bem indicados, por isso é essencial acompanhamento com um dermatologista.

Hidroquinona faz mal???

Não e sim. Hidroquinona na concentração ótima de ação é um medicamento. Como todo medicamento, seu uso pode trazer riscos, e por isso só deve ser utilizada com indicação e acompanhamento médico rigoroso.

E existe algum perigo para a saúde?

Não. Apesar de muita influência na auto-estima, o melasma não traz nenhum risco para a saúde e não sofre transformação para doenças malignas.

Posso usar maquiagem, base, protetor solar com cor, para cobrir as manchas?

Deve. Além da melhora estética para quem se incomoda com a aparência das manchas, os produtos com cor ajudam na proteção tanto da radiação solar quanto da luz artificial. Por isso, pode usar base, corretivo, maquiagem nas manchas. Uma Ótima opção são protetores solares com cor de base. Mas lembre-se: fatores de proteção solar (FPS) altos e reaplicar ao longo do dia!!

Preciso passar protetor solar à noite?

Não. Mesmo com a luz artificial que ficamos expostos à noite, não há estudos que mostrem benefícios em se usar protetor solar durante o período noturno. Mas, se estiver dia, mesmo dentro de casa, deve-se aplicar protetor solar sem titubear.

Minha maior recomendação é: procure um bom dermatologista e verifique se ele está devidamente registrado no site do CRM do seu estado (no Paraná: www.crmpr.org.br).

Lembre-se:

* Não siga conselhos de blogs, sites, páginas, sem antes entender a sua pele.

* Não use cremes prescritos para outras pessoas, cada pele pode reagir de uma maneira.

* Não arrisque a saúde da sua pele com procedimentos realizados por profissionais não habilitados.

Informe-se, pergunte, cuide-se. 😉

Um grande beijo!

Dra. Flávia Trevisan

Links confiáveis para ler mais sobre melasma:

http://www.sbd.org.br/doencas/melasma/

http://portaldomelasma.com.br/

Comments

comments

Written by Dra. Flávia Trevisan