Oi meninas! Como vocês estão? Hoje temos a estreia de mais uma colaboradora do blog, minha amiga e oftalmologista, Dra. Raisa Vitória Rubert. Convidei a Raisa pra falar um pouco sobre os cuidados com os olhos, já que muitas de nós usamos óculos ou lentes de contato, mas adoramos maquiagem! Espero que gostem e fiquem à vontade para sugerir temas relacionados à oftalmologia que vocês tenham interesse de saber um pouco mais.

Olá queridas leitoras! Adorei o convite para escrever no What Sarah Said e dividir com vocês um pouco sobre a minha especialidade: Oftalmologia. O assunto de hoje é uma dúvida frequente no consultório, daquelas pacientes que adoram maquiagem e ao mesmo tempo necessitam fazer uso de lentes de contato. Então, para a tranquilidade do seu look (hehe), afirmo que maquiagem e lentes de contato podem se entender sem problemas.

As lentes de contato chegaram para trazer liberdade aos seus usuários, para isso é preciso que algumas regras sejam seguidas pois os produtos de beleza podem causar alergia ocular, diminuindo a tolerância ao uso das lentes.

lentes-de-contato

O primeiro passo é limpar as lentes corretamente e cuidadosamente, usando uma solução de limpeza adequada e lavando bem as mãos. Então vamos lá:

  1. Coloque as lentes antes de começar a se maquiar para reduzir o risco de sujá-las. Mesmo com lacrimejamento durante a colocação, não haverá problemas com a maquiagem. Os míopes com mais de 40 anos enxergam melhor de perto sem lentes de contato. Por isso, devem colocá-las depois de fazer a maquiagem;
  2. Evite tocar a superfície ocular com os produtos usados;
  3. Evite maquiagem em excesso;
  4. Utilize, de preferência, pó facial compacto. O pó solto deve ser aplicado com cuidado e seu excesso removido das pálpebras e cílios;
  5. Evite sombras cintilantes, peroladas ou outras semelhantes à purpurina. As partículas podem entrar nos olhos e ficar debaixo das lentes de contato. Sombras compactas são melhores do que as líquidas, oleosas ou cremosas, difíceis de remover das lentes;
  6. Use maquiagem não oleosa e sem fragrância;
  7. Delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos. O delineador líquido deve ser à base de água. Não use saliva para lubrificar o pincel ou o cosmético.
  8. Substitua o delineador a cada três meses e a sombra de olhos a cada seis meses;
  9. Retire as lentes antes de retirar a maquiagem dos olhos;
  10. Retire a maquiagem dos olhos todos os dias com um demaquilante hipoalergênico, não oleoso, próprio para a região dos olhos;
  11. E agora o mais importante: nunca durma com as lentes de contato, principalmente com maquiagem.

oftalmo-makeup

O ideal é conhecer os produtos usados diariamente, bem como a forma de aplicá-los. É uma maneira de evitar ou reduzir problemas. E lembre-se de consultar o seu oftalmologista se observar qualquer vermelhidão, dor, inchaço ou irritação.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida estou a disposição! Um beijo a todas.

Dra. Raisa Vitória Rubert

Graduada pela Universidade Católica de Pelotas em 2010, realizou Residência Médica de Oftalmologia no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo-RS, com título de especialista pelo MEC e realizou Fellowship em Cirurgia Refrativa e Cirurgia de Catarata no Hospital de Olhos do Paraná.

Comments

comments

Written by Raisa Vitória Rubert